Atividades

Objetivos do Projeto

O objetivo estratégico do projeto ABIMOTA Q+ é elevar o nível de especialização e inovação das PME portuguesas das indústrias alvo através da implementação de processos de qualificação empresarial avançados. O projeto visa promover a geração e sistematização de conhecimento estratégico, bem como a disseminação de ferramentas práticas que permitam às empresas envolvidas aprimorar a eficiência e eficácia nos seus processos de inovação, assegurando uma progressão sustentável na cadeia de valor. A ABIMOTA procura, com esta candidatura, fortalecer as PME portuguesas, desbloqueando o seu potencial inovador e direcionando-o para áreas emergentes e vitais para a competitividade futura.

Com base no diagnóstico preciso da realidade das indústrias visadas, a consecução do objetivo estratégico requer uma abordagem holística e integrada dos processos de inovação. Neste contexto, o projeto ABIMOTA Q+ foi estruturado em torno de 6 objetivos específicos sequenciais e complementares, que correspondem às atividades do projeto:

OE1

Diagnóstico setorial (Q+ Analysis)

Realizar um diagnóstico aprofundado das indústrias alvo, focando em fatores imateriais de competitividade e em novos modelos de negócio para estabelecer uma base sólida para a estratégia de qualificação e inovação.

OE2

Benchmarking regulatório, competitivo e ESG (Q+ BENCH)

Efetuar um benchmarking detalhado das práticas regulatórias, competitivas e ESG, para identificar ações estratégicas que possam ser integradas na estratégia setorial e promover uma cultura empresarial sustentável e responsável.

OE3

Estratégia setorial (Q+ VISION)

Desenvolver um plano estratégico abrangente e novas metodologias de gestão para melhorar a competitividade, flexibilidade e capacidade de resposta das PME no mercado global, incentivando a inovação e a progressão na cadeia de valor.

 

OE4

Disseminação de resultados e capacitação (Q+ Innovate e Q+ OpenHorizon)

Organizar Workshops, Webinares e Open Days para sensibilizar e capacitar PME, promovendo o acesso a informação e ferramentas de financiamento, e reforçando a interação com stakeholders e a adoção de práticas ESG.

OE5

Gestão do projeto e comunicação

Gerir o projeto de forma eficaz, comunicar e disseminar os resultados alcançados, incluindo a realização de um evento inicial e final, e atividades de comunicação contínuas para garantir a visibilidade e o impacto do projeto.

 

Objetivos Operacionais

Para alcançar o objetivo estratégico e objetivos específicos, consideramos essencial atender aos seguintes objetivos operacionais (OO):

OO1

Diagnosticar de forma precisa a situação atual das PME nas indústrias visadas e as suas necessidades em termos de competitividade e inovação;

OO2

Garantir informações de benchmarking nacional e internacional que sirvam de inspiração para soluções inovadoras e aplicáveis a um amplo espectro de empresas;

OO3

Agregar e sistematizar informações e ferramentas existentes, tornando-as facilmente acessíveis e utilizáveis pelo tecido empresarial alvo;

OO4

Mobilizar um amplo conjunto de empresas para a compreensão de conceitos e oportunidades de inovação e diferenciação, sensibilizando para a sua importância no desenvolvimento sustentável e estimulando a criação de redes de negócios inovadoras;

OO5

Garantir a divulgação e disponibilização abrangente de toda a informação produzida, tanto através de novos suportes criados no âmbito do projeto, quanto em repositórios de informação já existentes.